RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
25 DE ABRIL EM SOUTO DA CASA
Rádio Cova da Beira
A sessão solene da assembleia municipal do Fundão comemorativa do quadragésimo primeiro aniversário do 25 de Abril decorre em Souto da Casa. A decisão surge na sequência de uma outra data que "as gentes da rama do castanheiro" estão a assinalar: os 125 anos da Tomada do Carvalhal.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Feb de 2015

Foi o presidente da câmara municipal do Fundão que, na última reunião pública, informou o executivo

"O Carvalhal é talvez um dos eventos que a nível nacional  mais representa a auto determinação de uma comunidade. Sem dúvida que faz sentido que se rompa, talvez pela primeira vez no concelho, com o facto de sessão solene da AMF saia da sede do concelho. A razão é suficientes", declara Paulo Fernandes, que expressou o desejo desta sessão ter um acentuada cariz popular ao contrário do que tem acontecido, nos últimos anos,  com as sessões desta data no salão nobre da CMF.

À RCB, a presidente da junta de freguesia de Souto da Casa não esconde a satisfação e o orgulho em receber a iniciativa

"Para o povo de Souto da Casa é um orgulho inserir nos 125 anos da Tomada do Carvalhal a sessão solene do 25 de Abril, aliás tem toda a razão de ser", refere a autarca.

Para Dores Ladeira, é uma excelente forma de assinalar ambas as datas, que representam a conquista de grandes objectivos pela força do povo

"Porque a Tomada do Carvalhal, em 1890, foi a revolta do povo  que merece ser referenciada este ano nas comemorações do 25 de Abril", sustenta a presidente da junta de Souto da Casa.

A arruada pelas ruas da aldeia deverá dar início ao programa que contempla ainda, na tarde desse dia, a realização de um colóquio/debate sobre os 125 anos da Tomada do Carvalhal, com a presença de vários historiadores. A capela de São Gonçalo deve acolher ambos os eventos.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados