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Quarta, 23 Out 2019
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SOCIEDADE
10 % DOS ALUNOS EM PORTUGAL SOFREM DE DISLEXIA
Embora n?o exista um estudo aprofundado sobre esta dificuldade, a presidente da Associa??o portuguesa de dislexia, aponta esta como a percentagem de alunos existentes no nosso pa?s com problemas, na fala e na escrita. Helena Serra, participou, ontem no Fund?o, numa ac??o de forma??o dirigida a docentes, pais e encarregados de educa??o.
Por César Duarte Ferreira & Miguel Malaca em 21 de May de 2009

Existem dificuldades na formação de professores para darem resposta a este problema, mas Helena Serra aponta o dedo ao ministério da educação que acusa, nesta área, de lavar as mãos como Pilatos, porque “atira a responsabilidade para as escolas.”

 

É necessário legislação específica para esta área do ensino especial, competência do ministério da tutela, dando autonomia às escolas para delinear a melhor estratégia: “É preciso legislar, para permitir às escolas ter autonomia, mas quem coloca cá os professores é sempre o ministério. A associação não tem poder para isso. O ministério pensa que os professores do ensino especial são só para cegos, surdos, autistas e deficientes motores.”

Desde o inicio do corrente ano lectivo, na escola EB 2/3 Serra da Gardunha foi criada uma equipa, constituída por três professoras e uma terapeuta da fala que dá apoio a sete alunos do concelho, três vezes por semana “para dar resposta  aos alunos que saem do ensino especial e depois ficam sem apoio" referiu Maria Estrela Martinho, professora de educação especial e membro da equipa que trabalha na escola Serra da Gardunha.


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