Para o mês de Fevereiro candidataram-se mais de 150 cidades e a Google escolheu 48 para serem anfitriãs oficiais. A Covilhã foi a única cidade portuguesa seleccionada de entre 15 cidades europeias. Neste momento há cerca de 70 jogadores inscritos, da Covilhã, Lisboa, Porto, Coimbra e alguns jogadores vindos de Espanha que, além de jogar, irão receber ofertas do pack oficial da Google.
Este jogo de realidade aumentada, produto do laboratório «Niantic» da Google, apenas é jogável através de um smartphone ou tablet, funciona com base em coordenadas GPS e é semelhante ao conhecido GeoCaching. A diferença está no facto de que em vez de existirem objectos físicos para encontrar nos locais, os “objectos” a encontrar são virtuais e apenas visíveis a quem tenha o jogo instalado no seu dispositivo móvel. No entanto, obriga o jogador a deslocar-se presencialmente aos espaços.
Considerando a dimensão que o “Ingress” ganhou, a Covilhã vai disponibilizar os espaços do antigo Café Montalto para o início e a Biblioteca Municipal para finalizar o evento.