O secretário-geral da UGT defendeu no Fundão a necessidade de medidas de discriminação positiva para o interior do país “eu ando há dois anos, desde que sou secretário geral da UGT, a defender uma clara aposta no interior do país, é preciso uma discriminação positiva seja nas acessibilidades, seja nos impostos, o interior está muito acometido para as decisões dos municípios mas eles não podem fazer isso sozinhos”.
A visita, segundo Paulo Fernandes, insere-se num quadro de cooperação entre o Fundão e a UGT “fizemos a proposta ao secretário-geral da UGT de poder entrar no consórcio do centro de formação da Cova da Beira de forma a densificarmos e capacitarmos ainda mais esse consórcio dadas as competências que a UGT tem e pode trazer na área da formação”.
A necessidade de adequar as formações ao mercado de trabalho foi uma das temáticas abordadas. Carlos Silva leva do Fundão para a concertação social o exemplo da Altran que está a desenvolver um projecto com a UBI ao nível de mestrados. Os estudantes desenvolvem testes reais com clientes da empresa nos seus mestrados. Uma experiência que está a dar frutos e que pode ser replicada no futuro.