RCB/TuneIn
Sábado, 14 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PENA SUSPENSA PARA EX-TESOUREIRA
Rádio Cova da Beira
A ex-tesoureira do agrupamento de escolas João Franco foi condenada a 15 meses de prisão, com pena suspensa. Maria Clara Mateus foi condenada pelo crime de peculato na forma continuada e consumada, por se ter apropriado indevidamente de 95 mil 520 euros durante o período em que exerceu funções de tesoureira, entre 2003 e 2010.
Por Paula Brito em 30 de Jan de 2015

A confissão integral e sem reservas da arguida, o arrependimento demonstrado em tribunal, e o facto de não ter antecedentes criminais foram atenuantes tidas em conta na sentença lida esta manhã no tribunal do Fundão.

Recorde-se que Maria Clara Mateus já se encontra a pagar, em prestações, o montante em causa desde a auditoria realizada às contas do agrupamento que culminou com um processo disciplinar e a demissão da tesoureira.

Quanto a Filomena Diamantino e Maria José Umbelina, ex-presidente e ex-vice presidente do agrupamento de escolas João Franco, respectivamente, foram condenadas ao pagamento de 360 euros cada, o correspondente a 60 dias de multa, pelo crime de usurpação de funções.

Em causa a assinatura de diversos cheques, depois de já se terem aposentado das funções. Os cheques em causa, destinaram-se aos pagamentos das formações do Centro de Novas Oportunidades e apesar de terem data-valor de Dezembro de 2008, foram requisitados em Janeiro de 2009, logo assinados quando ambas já não exerciam funções. Também aqui a confissão integral e sem reservas das arguidas, sem antecedentes criminais, serviram de atenuantes.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados