RCB/TuneIn
domingo, 25 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARANHAS: FUMEIRO EM DESTAQUE
Rádio Cova da Beira
Aquela aldeia do concelho de Penamacor acolhe durante este fim de semana o festival das tradi√ß√Ķes ¬ďAinda Agora Aqui Cheguei¬Ē. O certame √© organizado em parceria pela junta de freguesia e pelo rancho folcl√≥rico de Aranhas, com o apoio da c√Ęmara de Penamacor e pretende colocar em evid√™ncia as potencialidades da aldeia numa √°rea da gastronomia, os enchidos, onde j√° obteve v√°rios pr√©mios a n√≠vel nacional.
Por Nuno Miguel em 23 de Jan de 2015
As actividades do certame arrancam no sábado com vários momentos culturais, uma prova cega de enchidos e um leilão de varas. No domingo, para além da continuidade das actividades do certame o destaque vai para o 8º festival ibérico de folclore da aldeia.
António Geraldes, presidente da junta de freguesia de Aranhas refere  que “a nossa expectativa aponta no sentido de podermos ser visitados por muita gente, vamos promover o nosso enchido, aliado às nossas tradições folclóricas e etnográficas e ainda o canto da Janeiras”.
O presidente da câmara de Penamacor sustenta que “esta aposta está a ser trabalhada em conjunto por nós e pela junta de freguesia, que pode passar pela criação de uma cozinha tradicional de promoção do enchido, com todas as condições ao nível da certificação, e dessa forma estamos a promover mais um produto do concelho de Penamacor e creio que por detrás deste projecto podem resultar outras vantagens”.
António Beites acrescenta que "o que se pretende não é fazer mais uma festa ou mais uma feira; o nosso desafio é muito mais amplo do que isto uma vez que a freguesia de Aranhas tem alguma tradição sobre a vertente do seu enchido e isso é um projecto que se enquadra na valorização dos produtos locais no próximo quadro comunitário”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados