Segundo a vereadora com o pelouro da educação “estamos num processo de classificação deste imóvel e este momento que estamos aqui a viver é muito importante para divulgarmos o tipo de edifício que e os interesses que tem, porque ao olhar de muitos poderia demolir e construir um novo”.
Com esta classificação o edifício, assinado pelo arquitecto Pires Branco, será sempre salvaguardado seja qual for a alteração arquitectónica e urbanística que venha a ocorrer naquela zona da cidade, salienta Pedro Novo “com a classificação municipal é criado um raio de 50 metros ao redor deste edifício que se tivesse sido classificado à data da demolição do externato de Sto. António jamais teria sido construído o logradouro e essa questão do edifício com a via pública poder respirar podia ter sido preservada”.
A próxima mesa redonda será no casino fundanense no próximo dia 13 de Dezembro, às 17h, e decorre sob o lema “O peso do berço”, pretendendo ser uma homenagem póstuma ao arquitecto fundanense Raul Chorão Ramalho que desenhou o edifício da Caixa Geral de Depósitos do Fundão, da Guarda, de Leiria, a Assembleia regional da Madeira e o centro comercial do Restelo entre muitos outros.