RCB/TuneIn
Segunda, 26 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
A SERRA DOS MIL COGUMELOS
Rádio Cova da Beira
Existem pelo menos mil espécies de cogumelos na Serra da Gardunha, mais de 300 foram identificados, este Outono, por Gravito Henriques.
Por Paula Brito em 20 de Nov de 2014

“Eu faço trabalhos de prospecção já há alguns anos na Gardunha só este ano tenho identificadas 300 espécies, mas podemos seguramente chegar a um milhar de espécies, sem problema nenhum”. Gravito Henriques, o engenheiro agrónomo, que acompanha todos os anos o passeio micológico na Gardunha no âmbito do Festival do Cogumelo, diz que ao contrário do que se possa pensar, o cogumelo é bastante procurado e explorado nas florestas da região “as nossas florestas são exploradas por pessoas que fazem a comercialização, embora nós pensemos que as coisas não acontecem, existem infraestruturas na região que fazem a transformação e a comercialização e a espécies com maior valor há pessoas que fazem centenas de quilómetros para vir apanhar essas espécies, era importante é que os proprietários conhecessem esse valor”.

Segundo Gravito Henriques existem espécies de cogumelos na Gardunha como boletos e cantarelos, que são bastante valorizadas, e que chegam a custar entre os 3 e os 10 euros o quilo, na primeira venda, directamente do produtor.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados