RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SECUND√ĀRIO DEVE TER DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO
Rádio Cova da Beira
√Č o que defende o investigador Jo√£o leit√£o. O docente da UBI, que coordenou a equipa que elaborou o ¬ďManual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Compet√™ncias ¬Ė dos 13 aos 18 anos¬Ē, refere que o Minist√©rio da Educa√ß√£o deve desenvolver um programa para criar a disciplina de empreendedorismo no ensino secund√°rio.

Oi√ßa das declara√ß√Ķes de Jo√£o Leit√£o sobre o novo manual
Por Paulo Pinheiro em 20 de Nov de 2014
A Associação Coração Delta, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), lancou o “Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências – dos 13 aos 18 anos”, que tem como objectivo promover o empreendedorismo jovem, explorando a vertente do comportamento e competências. 

O novo manual, lançado por ocasião da sessão de abertura da Semana Global do Empreendedorismo, em Lisboa, surge "da preocupação do Grupo Delta Cafés em garantir que todas as crianças e jovens desenvolvam e melhorem competências, capacidades e espírito empreendedor, contribuindo para alargar os seus horizontes pessoais e profissionais", referem os promotores 

Realizado em colaboração com a UBI, este pretende servir uma vez mais de metodologia para os professores/formadores, jovens adolescentes e pré-universitários.

Na base do novo “Manual para Jovens Empreendedores: Comportamentos e Competências – dos 13 aos 18 anos” são exploradas duas grandes dimensões: os comportamentos e as competências. No plano dos comportamentos, é analisada a Inteligência Emocional, a Orientação Empreendedora, a Gestão Relacional, a Responsabilidade Social e o Risco e Superação. Ao nível das competências, trabalha-se a Comunicação, a Liderança, a Negociação, a Criatividade e a Inovação.

 

Esta iniciativa surge no seguimento do trabalho pioneiro do Manual de Empreendedorismo – “Ter Ideias para Mudar o Mundo” destinado a crianças dos 3 aos 12 anos e que foi considerado este ano como um dos vinte projectos mais inspiradores seleccionados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

De acordo com João Leilão há um novo projecto, que está elaborado, não em fase de edição, que recua ao segmento etário entre os três e os 12 anos e que junta a educação para a filosofia e o empreendedorismo.

Na última reunião do executivo fundanense, o presidente da CMF e o vereador do PS, José António Domingues, deram os parabéns ao docente da UBI pelo trabalho realizado. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados