RCB/TuneIn
Segunda, 25 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARQUITECTURA DO SÉCULO XX REVISITADA NA MOAGEM
Rádio Cova da Beira
Uma exposição sobre os dezasseis edifícios mais emblemáticos do Fundão do século vinte pode ser visitada até Janeiro do próximo ano na Moagem-Cidade do Engenho e das Artes no Fundão.

oiça o som
Por Dulce Gabriel em 17 de Nov de 2014

 Além das imagens e maquetes de edifícios públicos do Fundão a exposição “Um destino;coisa simples” é uma revisitação a 160 imóveis do concelho do Fundão. A mostra com curadoria do arquitecto Pedro Novo é também um alerta quanto à preservação de muito desse património edificado.

 

A beleza arquitectónica do Casa dos Magistrados na avenida da liberdade foi o mote para a exposição.

 

Oiça o som

 

 

Além de Pires Branco, também a obra do arquitecto Chorão Ramalho se encontra em exposição nesta mostra cuja inauguração reuniu a fina flor da arquitectura regional.

 

A antiga sede da caixa geral de depósitos que chegou a ser biblioteca e hoje é o departamento municipal de urbanismo do arquitecto Raúl Espada dos Santos Cruz; a escola das Tílias de Eugénio Correia; a Pousada da Portela da Gardunha, um projecto nunca edificado do arquitecto Francisco Blasco; o edifício da caixa geral de depósitos assinado por Chorão Ramalho; a cadeia da comarca do Fundão, actual posto da GNR, do arquitecto Cottinelli Telmo; a Casa dos Magistrados do arquitecto Eduardo Paiva Lopes, o Externato de Santa Teresinha do arquitecto Pires Branco; a vivenda florida de Luís Cristino da Silva; a Auto Gare do Fundão assinada por António Gomes Egea está entre os edifícios a rever na exposição que pode visitar na Moagem.

Paralelamente à iniciativa estão agendados debates na escola se Santa Teresinha ( 22 de Novembro) sobre a aventura de ficar; no Casino Fundanense (13 de Dezembro) sobre o peso do berço e uma homenagem póstuma ao arquitecto Chorão Ramalho; na Moagem (17 de janeiro) sobre as raízes identitárias e representações no espaço urbano.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados