RCB/TuneIn
Terça, 25 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BELMONTE: AUTARQUIA ASSUME GESTÃO DO CASTELO
Rádio Cova da Beira
A gestão do castelo de Belmonte passa para “as boas mãos” da câmara de Belmonte, confirmou a directora regional de cultura do centro na abertura do festival literário Diáspora que este fim-de-semana decorre em terras de Pedro Álvares Cabral.
Por Paula Brito & Paulo Pinheiro em 08 de Nov de 2014
 

O protocolo, assinado em 2009, vai ser reactivado, passando a gestão do monumento nacional para a autarquia com a supervisão do ministério da cultura. À RCB, António Dias Rocha, admite que o projecto de musealização está ultrapassado sendo necessárias mudanças. A directora regional de cultura do centro, Celeste Amaro, explica o tipo de apoio da tutela para esta reformulação “técnico todo, financeiro, temos que ver o que é que há em termos comunitários. Nós já visitamos toda essa parte museológica e além de estar desactualizada, a parte da cobertura precisa de uma série de obras, vamos com a câmara municipal estudar o assunto, ver os custos porque nem a autarquia nem a direcção regional conseguem fazer obras se forem muito avultadas”.

Celeste Amaro marcou presença na abertura do festival literário Diáspora que acontece em Belmonte este fim-de-semana. Aquela responsável elogiou a iniciativa defendendo que os concelhos do interior do país têm que se diferenciar nas actividades que promovem “qualquer concelho, no interior do país, ou se diferencia pelas actividades que fazem ou se é mais do mesmo, as pessoas não vêm e Belmonte é afirmada no país pela Cultura”.

Para António Dias Rocha o festival literário, “mais do que um encontro de escritores”, pretende ser “um encontro de ideias e das muitas maneiras de se dizer um país ou um idioma.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados