RCB/TuneIn
S√°bado, 24 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FEIRA DO MEL NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
São 48 expositores que vêm de todo o país, incluindo ilhas, mas também de Espanha. Uma "boa representação" de um sector que segundo a directora regional de agricultura tem vindo a crescer. Actualmente na região centro existem 80 mil colmeias e 4.700 apiários.
Por Paula Brito em 25 de Oct de 2014

Apesar do crescimento há ainda um trabalho de "valorização da fileira" que é preciso fazer, considera Paulo Fernandes. O presidente da câmara municipal do Fundão deixa o exemplo da cereja e do valor acrescentado que lhe trouxe a organização e a união dos produtores. Um caminho a seguir também pelo mel.

Sónia Fernandes, apicultora  de Bogas do Meio, é o exemplo disso mesmo. Apesar da qualidade do mel que comercializa ainda não tem marca própria, e apesar de já ter começado a vender para Espanha, não tem quantidade suficiente para outros voos no exterior. Sónia Fernandes é uma das produtoras presentes na feira nacional do mel, e detém 600 colmeias em Bogas do Meio, no concelho do Fundão.

Mas nem só de mel vive a feira, A empresa Quinta das Tílias veio de Benavente mostrar outras utilidades dos produtos da colmeia, desde a cera ao veneno da abelha que são aproveitados em produtos de cosmética.

A inovação no sector está representada na empresa Mellarius que trouxe ao Fundão uma nova ferramenta de gestão e rastreio apícola, que é uma novidade no país, mas já fez sucesso no exterior "nomeadamente no norte de Espana e nos países da América do Sul".

O artesanato também não falta na feira nacional do mel bem como os doces tradicionais.

A feira pode ser visitada durante todo o fim de semana no pavilhão multiusos.   

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados