RCB/TuneIn
Terça, 23 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
QUARTEL RENOVADO
Está inaugurada, em Penamacor, a nova cara do antigo quartel. Uma requalificação que custou cerca de um milhão e 300 mil euros e que contou com o apoio de fundos comunitários. Um espaço que vai receber os serviços técnicos da autarquia, uma escola de música, o arquivo municipal, o museu para além de serviços de cafetaria e restauração.
Por César Duarte Ferreira em 28 de Apr de 2009
Para o presidente da autarquia, esta requalificação tem como objectivo, dotar este edificio de uma série de serviços: “recuperámos este edificio para receber serviços que ajudem as populações. Há uns tempos falava-se que Penamacor ía perder uma serie de serviços, mas o que é certo é que até o ministério das Finanças em tempos de crise remodelou-se o seu serviço em Penamacor”, referiu Domingos Torrão, presidente da câmara municipal de Penamacor. O autarca, revelou que a autarquia está já a trabalhar na segunda fase do edificio, para o alargamento do museu municipal “porque existem ainda uma série de peças em locais menos dignos.”

Uma cerimónia que contou com a presença do secretário de estado do desenvolvimento rural, Ascenço Simões, que elogiou a requalificação de um edificío com história e que agora está preparado para o futuro: “esta obra tem memória, mas também está preparada para uma nova realidade.”

Um edificio que desde o século XVII, já albergou, diversas valências, desde hospital militar, como albergue de soldados e que durante o estado novo foi uma especie de casa de correcção, onde passaram diversas figuras da politica nacional como foi o caso de Alvaro Cunhal: “estiveram aqui várias figuras que depois iram ser importantes na política nacional. Este edifício era uma especie de presídio, onde os militares que se portavam menos bem era vigiados”.

Borges Moutinho, historiador que proferiu uma palestra durante a inauguração deste novo edifício. Uma cerimónia que contou com as presenças da governadora civil de Castelo Branco e com o deputado da assembleia da república Jorge Seguro, para além, do secretário de estado do desenvolvimento rural, Ascenso Simões


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados