RCB/TuneIn
Sábado, 15 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
NICOLA CONTE NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
O Octógono, no edifico da antiga praça municipal do Fundão, acolhe no sábado, 11 Outubro, pelas 22:00H, o regresso de NICOLA CONTE a Portugal, com a Jazz Combo Band.
Por Paulo Pinheiro em 07 de Oct de 2014

A câmara municipal do Fundão em pareceria com as associações Teatro Clube de Alpedrinha, Descobrindo e FunJovem apresentam o "Open Sounds Fundão com o Concerto de Nicola Conte.

 

"Como qualquer músico profissional com um passado ligado à música electrónica e ao acid-jazz, Nicola Conte é um colecionador inveterado de discos, raridades em vinil que lhe permitam encontrar novos projectos e sonoridades. Para o álbum ‘Other Directions’, foi buscar referências ao jazz dos anos 50 e 60, época em que este género musical começou a desprender-se das fórmulas clássicas das big bands norte-americanas.

 Natural da cidade italiana de Bari, Nicola Conte foi, durante algum tempo, DJ no coletivo artístico Fez, espaço que lhe permitiu apurar o gosto pelo acid-jazz de Paolo Achenza Trio, Quintetto X, Fez Combo ou Intensive Jazz Sextet. As pistas de dança foram o território onde se sentiu mais confortável — explorando também a bossa nova e outros ritmos latinos e afro-americanos —, embora, como estudante de música clássica, sempre sentisse atraído pelas atmosferas densas do jazz.

 Depois de álbuns como ‘Bossa Per Due’ e ‘Jet Sounds Revisited’, que, na verdade, são o mesmo disco mas editados em locais diferentes , Nicola Conte tornou-se o primeiro artista italiano a assinar pela prestigiada editora Blue Note. ‘Other Directions’ é um disco de temas sensíveis, luminosos, que une a vontade de revisitar sonoridades dos grandes nomes clássicos do jazz como Miles Davis, John Coltrane e Antônio Carlos Jobim com o mérito de construir melodias que transportam para ambientes visuais."

O concerto está marcado para dia 11 de Outubro no Octógono do Fundão às 22 Horas. O músico vem apresentar o novo álbum «Free Souls» em que participaram José James, Bridgette Amofah, Marvin Sparks e Magnus Lundgreen.

Ao vivo, Nicola Conte (guitarra) será acompanhado por Pietro Lussu (piano), Luca Alemano (contrabaixo), Marco Valeri (Bateria), Magnus Lindgren (Saxofone) e por Melanie Charles (voz). Para além das novas canções, está prometido o regresso a alguns clássicos dos discos anteriores.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados