RCB/TuneIn
Sábado, 20 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
ORGULHO E FELICIDADE
Rádio Cova da Beira
Os dois sentimentos que os jovens Samuel Nunes e Steve Sá, utentes da APPACDM da Covilhã, deixaram transparecer na cerimónia de homenagem que a instituição lhes fez pela conquista de medalhas no Special Olympics, que decorreu em Antuérpia.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Sep de 2014

Toda a comunidade da APPACDM da Covilhã, utentes, dirigentes, professores, familiares e amigos, reunida para aplaudir os resultados alcançados pelos dois jovens, num gesto de afecto e de partilha de alegria pelas três medalhas conquistadas.

Samuel e Steve bem como o técnico João Neto, integraram a delegação portuguesa presente nos Jogos Europeus do Special Olympics e conseguiram duas medalhas de ouro na natação e uma de bronze em atletismo, respectivamente.

Foi a primeira vez que atletas da APPACDM da Covilhã participaram em jogos internacionais "culminando o trabalho desenvolvido na área desportiva ao longo do ano", com diversas participações em provas e torneios a nível nacional.

Samuel Nunes, natural de São Jorge da Beiram , conquistou duas medalhas de ouro nos 200 metros livres e 100 metros costas (natação) e Steve Sá, natural do Teixoso, trouxe uma medalha de bronze nos 200 metros (atletismo).

Os jovens não escondiam o contentamento pelos resultados nos jogos e ambos referiram o orgulho de representa a APPACDM da Covilhã

" Estou muito orgulhos e contente. É um momento muito feliz da minha vida. Gostava muito de ir ao mundial, vamos ver", refere Samuel Nunes, que vai ser novamente homenageado pela junta de freguesia da sua terra natal (São Jorge da Beira), sábado, às 14:00H, na sede daquela autarquia, como anunciou José Branco presidente da junta.

"Sou o maior. A minha série era muito forte, mas correu bem. Era para ganhar uma medalha de ouro mas fiquei em terceiro lugar. Treinei o arranque porque ainda demoro muito. Já estava á espera de trazer uma medalha. Vou continuar a treinar porque adoro os jogos Special Olympics", disse Steve Sá, um jovem que é muito acarinhado no Teixoso, onde reside, referiu a representante da junta de freguesia daquela vila.

Para o treinador João Neto, na instituição há cerca de seis anos, é muito importante a experiência que ambos viveram

"´Não só a parte competitiva e a parte motora que trabalhamos aqui na associação. Deixa-me satisfeito saber que as instituições percebem que através do desporto pode-se potenciar a integração de pessoas com deficiência intelectual", sustenta o técnico.

Já o presidente da direcção da APPACDM da Covilhã refere que estas " são pequenas conquistas que fazemos todo os dias" e elas valem sobretudo "pela possibilidade de elevar a autoestima e fazer saltar algumas das capacidades inatas  que eles têm. A nossa missão cumpre-se quando conseguimos proporcionar as condições para trabalharem estas áreas e sentirem-se felizes".

O vereador da CMC, Jorge Torrão, felicitou todos os que trabalham e frequentam a instituição. Para o autarca !aquilo que aqui tem sido feito é enorme para os apoios que têm recebido. Têm que ter mais apoios, a APPACDM da Covilhã dá resposta muito importante a uma franja da comunidade covilhanense",, concluiu.

Numa das salas das actuais instalações da APPACDM da Covilhã ouviram-se vivas aos dois jovens, à instituição e á Covilhã.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados