Foi debaixo de chuva torrencial que, junto à capela de Santa Luzia, foi lançado o livro " Datas e Vivências - Que Fazem História", da autoria de Rosária Janeira Antunes.
Uma obra escrita porque a ex-presidente da junta de freguesia diz “sentir nas veias a cultura do povo do Castelejo” que agora partilha com os leitores.
É preservar a memória da aldeia e de Santa Luzia escrita de forma simples “como simples é a gente do Castelejo”
“É um hino à freguesia, à Santa Luzia e ao concelho do Fundão. Havia muito pouco escrito sobre esta festa e não queria que isso continuasse a acontecer”, afirma Rosária Janeira, a quem faltam palavras para descrever a felicidade que sente ao atingir o objectivo.
São diversas as histórias que, ao longo de 170 páginas, a autora conta “ umas fruto de pesquisa efectuada e outras transmitidas por pessoas que todos os anos se deslocam à romaria”
“Histórias de uma história maior do concelho do Fundão”, como refere o presidente da CMF, autarquia que apoia o lançamento do livro. O montante resultante da venda do livro reverte por inteiro para Santa Luzia.
“É gente, é território, são vivências”, como referiu Marta Leitão, que apresentou o livro.
Uma obra que a autora dedica à família, mas também à gente do Castelejo, residente e ausente “que sente no sangue a chama ardente do apego à terra mãe”.
Aos leitores deixa o que o seu coração escreve e a sua alma sente
“ A nossa terra quanto mais se conhece mais se ama”, conclui Rosária Janeira.