RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"EM BUSCA DOS SÍMBOLOS PERDIDOS"
Rádio Cova da Beira
É o nome da visita guiada que o museu de Arte Sacra da Covilhã promove, no dia 27 de Setembro, sábado, a partir das 10:30 horas.
Por Paulo Pinheiro em 17 de Sep de 2014

O evento, que decorre durante cerca de uma hora e meia, tem como objectivo central a procura e tentativa de descodificação do simbolismo de vários ornamentos utilizados na decoração do património edificado na Covilhã.

 

A título de exemplo, porque segura uma âncora a figura representativa da Caridade, presente na fachada da Igreja da Misericórdia? Ou então o que fazem Mercúrio e Minerva na parede exterior do Museu de Arte e Cultura ou da empresa Transformadora de Lãs?

A visita guiada insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da protecção do Património.

Este ano, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2014, a Direcção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação deste evento em Portugal, propõe o tema "Património, sempre uma descoberta", com o qual pretende chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre actualizado através de novo conhecimento, de novas leituras e de novas interpretações, acompanhando a evolução das mentalidades, das ideias e também das modas. Com este tema pretende-se também evidenciar o enorme potencial contido no Património Cultural, seja ele construído ou imaterial, a sua importância para um harmonioso e equilibrado desenvolvimento social e económico e para o papel de cultura na sociedade.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados