RCB/TuneIn
Quarta, 24 Fev 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
GARDUNHA COM FESTIVAL LITER√ĀRIO
Rádio Cova da Beira
De 22 a 28 de Setembro o concelho do Fund√£o acolhe a primeira edi√ß√£o do festival liter√°rio da Gardunha. A iniciativa √© organizada em parceria pela c√Ęmara municipal e pela editora A 23 e tem como grandes objectivos promover uma maior liga√ß√£o entre os escritores e o p√ļblico, oferecer uma programa√ß√£o de qualidade na √°rea da literatura e ainda real√ßar as potencialidades do concelho na √°rea da cultura.
Por Nuno Miguel em 10 de Sep de 2014

Outras da categoria:

As actividades vão arrancar com a realização de três residências literárias com os escritores Alexandra Lucas Coelho, Tiago Salazar e o fotógrafo Pedro Lourenço, que durante uma semana vão ter espaços de criação em diferentes locais do concelho. Margarida Gil dos Reis, responsável da comissão organizadora deste encontro sublinha que “houve aqui a possibilidade de proporcionar estas residências, que é algo que não sucede habitualmente, de estarem uma semana em processo de criação e também de interacção com a comunidade, sobretudo com as escolas; eles vão estar em pontos diferentes do concelho mas numa forma de acção muito próxima com os alunos da nossa comunidade escolar”.

O tema da “Viagem” vai estar presente em todas as acções do festival. Nos dias 27 e 28 é esperada a presença de cerca de 30 escritores em sessões informais que vão decorrer no edifício da Moagem e ainda em Alpedrinha e Castelo Novo “aquilo que lhe foi pedido é que realizassem intervenções menos formais e mais ao jeito de tertúlia; no sábado as actividades vão decorrer no edifício da moagem e no dia seguinte será proporcionada uma pequena viagem em que na parte da manhã as sessões vão decorrer no teatro clube de Alpedrinha e durante a parte da tarde nos antigos paços do concelho de Castelo Novo”.

Já o presidente da câmara do Fundão desta a importância da realização deste festival pela forma como vai procurar uma forte interacção com o público e simultaneamente evidenciar as potencialidades culturais do concelho em várias áreas. Paulo Fernandes não esconde que gostaria que esta experiência pudesse servir de inspiração a alguns dos participantes para no futuro poderem publicar trabalhos relacionados com o Fundão “eu acho que o Fundão tem condições para se um ponto muito interessante, até pela sua logística, para funcionar com um espaço de criação ainda para mais quando estamos a falar daqueles que utilizem a literatura como a sua escolha em termos de expressão de linguagem artística; não tenho dúvidas que isso seria o topo dos topos”.

Um festival que vai contar ainda com um concerto inédito com Cristina Branco e o pianista João Paulo Esteves da Silva que decorre no dia 27 no edifício da Moagem.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados