RCB/TuneIn
Quarta, 26 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SERTÃ: IGREJA CLASSIFICADA
Rádio Cova da Beira
A Igreja da Misericórdia da Sertã, distrito de Castelo Branco, foi classificada como monumento de interesse público, de acordo com a portaria assinada pelo Secretário de Estado da Cultura, e publicada em Diário da República de quinta-feira (7 Agosto).
Por Paulo Pinheiro em 08 de Aug de 2014

A classificação da Igreja da Misericórdia da Sertã foi atribuída "pelo seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, pelo seu valor estético e concepção arquitetónica e urbanística".

 

Construída na segunda metade do século XVI, a Igreja da Misericórdia da Sertã destaca-se pelas suas janelas em estilo gótico e pela sóbria decoração exterior e interior. Composta por nave, sacristia e dependências que se destaca por ter: um altar-mor em talha dourada, os painéis de azulejos figurativos e geométricos do século XVIII, o pórtico renascentista e a janela gótica. As pinturas do teto da nave são da autoria de Joaquim Silva Motta.

 

A igreja localizada no centro da vila já tinha sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 2003, sendo agora classificada como monumento de interesse público.

 

 

 

Notícia com Patrícia Gargaté

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados