RCB/TuneIn
Terça, 07 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
UM CIRCUITO CULTURAL PARA A BEIRA INTERIOR
Rádio Cova da Beira
A ideia saiu de mais uma iniciativa dos ¬ďEncontros com a Beira¬Ē, organizados pelo JF e que reuniram no Teatro das Beiras (Covilh√£) v√°rios agentes culturais da regi√£o.

Noticia com som
Por Paulo Pinheiro & Dulce Gabriel em 07 de Aug de 2014

A sugestão de criar uma programação cultural que abranja os distritos da Guarda e de Castelo Branco foi protagonizada por Fernando Sena, diretor do Teatro das Beiras mas mereceu a concordância de grande parte dos restantes oradores

Rui Sena que dirige a Quarta Parede encara “a criação de uma rede entre os vários concelhos como forma de fortalecer a oferta cultural de uma região”. Também João correia, diretor da Academia de Música e Dança do Fundão sugeriu “um roteiro de espetáculos culturais”, embora a sugestão seja mais vocacionada para uma aposta no “turismo cultural”.

Já Carlos Semedo programador cultural no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco sublinhou o facto de a capital de distrito ser “um polo aglutinador de produção pois existe uma forte interação com o público da região”.

Gabriel Magalhães, escritor e professor na UBI foi aos “Encontros com a Beira” dizer-se “impressionado com a riqueza cultural da Beira”. E deixou desafios para a cultura na região: ”Envolvimento das pessoas, militância cultural da população evitando o circuito fechado em que vivem as instituições culturais”.

Também Hélder Sequeira, docente no IPG, considerou que o exercício cultural “pode ser um fator aglutinador” para uma região em que “o turismo, cultura e ensino” serão determinantes para o futuro da região. “A cultura deve funcionar em rede, em interação com outros parceiros criando novas pontes”, concluiu.

 

 

* Com Dulce Gabriel 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados