RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARTESANATO E GASTRONOMIA NO XISTRILHOS
Rádio Cova da Beira
Durante três dias, Sobral de S. Miguel recebeu o Xistrilhos, um encontro de artesanato e gastronomia promovido por um grupo informal com o objectivo de dar vida àquela aldeia do xisto do concelho da Covilhã.
Por Paula Brito & Dulce Gabriel em 22 de Jul de 2014

A gastronomia foi um dos pratos fortes da edição deste ano da festa Xistrilhos Lia Silva esteve de serviço ao fogão e a caçarola de javali foi de comer e gritar por mais. Ao javali com legumes juntou-se a pica de bacalhau e o feijão com couve que foi preparado pelas primas Sarilhas: “É um prato tradicional que os nossos antepassados já faziam e nós lembrávamo-nos de o comer na casa dos nossos avós”, explica Luísa Diogo.

No artesanato, Adélia Pinto levou um tear e fez demonstrações, peças e vendeu artesanato: “Até já meti amigas minhas a trabalhar com o tear, como se montam os pedais, como se metem os fios”. O artesanato é também o forte de Teresa Paiva. Chapéus de algodão para senhora e crianças encheram o olho do visitante, autênticas obras de arte que demoram algum tempo a fazer. A artesã também vendeu meias de renda e transformou antigos cobertores de lã em tapetes multiusos.

Reciclagem é também a palavra de ordem para quem trabalha o xisto e a ardósia. Foi assim no workshop dinamizado por Rosa Tomé: “Decorámos os rolos de papel higiénico para fazermos porta lápis com a pedra retirada da ribeira aqui da aldeia de Sobral de São Miguel."

Os workshops foram uma das novas iniciativas na festa de verão de Sobral de São Miguel, o Xistrilhos foi um êxito, como afirmou Susete Ferreira: “As pessoas passaram a aderir mais, pessoas de fora também vieram colocar expositores de artesanato e tivemos apesar no meu tempo muitos visitantes”.

Apesar da chuva as pessoas aderiram à festa e à caminhada, uma festa repleta de animação, artesanato e gastronomia. A iniciativa voltará a acontecer na Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel, já em 2015. Até lá a localidade prepara-se para inaugurar o caminho do xisto, promover a feira do queijo corno e uma iniciativa ligada ao geocaching.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados