A intervenção no antigo edifício, degradado, traduziu-se na sua requalificação, ampliação e adaptação.
A santa casa da misericórdia do Fundão vai assegurar os cuidados de uma valência de lar, mas a instituição pretende, numa segunda fase, criar condições para dar resposta a utentes com Alzheimer e outras demências
“É transformá-la numa valência que responda às necessidades de utentes com Alzheimer e outras demências, uma ou duas alas serão direccionadas para esta área. Isso implica algumas obras de requalificação de espaços exteriores, também ao nível de vedação, para criarmos a segurança necessária para estes casos”, refere o provedor da SCMF.
Neste projecto, aquele responsável, espera contar com o apoio da câmara municipal da Covilhã
“Espero poder contar com o apoio da CMC, porque estamos numa das freguesias mais afastadas da sede do concelho da Covilhã, uma das mais pobres e carenciadas. Não obstante ser uma instituição do Fundão (santa casa), espero que a situação não crie engulhos ou problemas ao município covilhanense”, afirma Jorge Gaspar
Naquilo que puder, a autarquia estará a ajudar os problemas sociais de pessoas que residem no concelho da Covilhã, refere aquele responsável.
O Centro Comunitário das Minas da Panasqueira surge da readaptação do antigo hospital das Minas, propriedade da Beiral Tin.