RCB/TuneIn
Terça, 20 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: MUSEU DE ARTE E CULTURA RECEBE RETRATO INÉDITO
Rádio Cova da Beira
No próximo mês de Julho, a “Peça do Mês” do museu de Arte e Cultura (Covilhã) será uma pintura de Leopoldo Battistini, datada de 1906, cedida por Serena Leusinger Santos. “Peça do Mês” é uma iniciativa mensal de divulgação e promoção do acervo dos museus municipais da Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Jun de 2014

De acordo  com a CMC, pela primeira vez em exposição, trata-se de uma pintura a pastel seco, com 77,5cmx55cm, com moldura dourada decorada com motivos rocaille, retratando Eulália de Almeida Campos.

 

Esta covilhanense foi casada com Manuel Neves e não deixou descendência. Senhora de grande fortuna, viajava frequentemente por toda a Europa e frequentava a corte do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia. Faleceu em 1940, em Lisboa.

Leopoldo Battistini (1865-1936), pintor italiano que emigrou para Portugal, em Junho de 1889, para leccionar em Coimbra, mudou-se para Lisboa em 1903. Paralelamente ao ensino, Battistini pintava figuras da sociedade lisboeta e realizava exposições de enorme sucesso.

Também na Covilhã são visíveis as marcas deste artista, tais como as antigas placas toponímicas das Ruas Visconde da Coriscada e António Augusto de Aguiar, patentes ao público no Museu de Arte e Cultura.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados