RCB/TuneIn
Quarta, 17 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
NOVO ESTATUTO PARA A SERRA DA GARDUNHA
Rádio Cova da Beira
A serra da Gardunha acaba de ser reconhecida com o estatuto de paisagem protegida regional. O documento acaba de ser publicado em Diário da República e o novo estatuto entre em vigor no próximo dia um de Junho.
Por Nuno Miguel em 21 de May de 2014

A gestão deste espaço é assegurada pela agência de desenvolvimento “Gardunha XXI”, através de um protocolo celebrado entre as câmaras municipais de Castelo Branco e do Fundão. Paulo Fernandes destaca a mais valia que representa para a Gardunha esta classificação “na prática ficamos dentro do que são as áreas protegidas porque não havia uma figura que nos classificava e agora passamos a ter; é uma das primeiras paisagens protegidas regionais a ser criada no país e com isso eu não tenho dúvidas que estarão reunidas as condições para se activar um plano de valorização da serra da Gardunha, com as entidades locais a terem um papel muito mais importante do que tinham e também com um regulamento que permita defender os valores, os interesses e as vivências da serra”.

O presidente da câmara do Fundão acrescenta que, com esta classificação, a serra da Gardunha parte com vantagem para o próximo quadro comunitário de apoio “com esta classificação passámos a fazer parte das áreas protegidas do nosso país; este quadro comunitário está muito ligado às questões ambientais, é uma das suas prioridades, e por isso o facto de a Gardunha estar inscrita nos quadro das áreas classificadas isso pode significar o acesso a determinado tipo de meios que até agora seriam mais difíceis”.

Para além do órgão directivo da paisagem natural, o regulamento agora publicado define também a criação dum conselho consultivo composto por um representante de todas as freguesias que integram a Gardunha e associações não governamentais ligadas ao ambiente e à agricultura inseridas na paisagem protegida.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados