Em declarações à RCB, explica porque não esteve presente na última sexta feira: “não posso estar presente numa reunião que foram três pessoas que andaram a pedir aos clubes para marcar, como foram o Jorge Pombo, o José Carrola e o Artur Meireles. Eu sei que os clube são pessoas de bem e espero que não se deixem arrastar por isto.
Para José António Pinho, os clubes não podem desviar a federação do trilho que estava a ser seguido e faz um apelo aos associados: “o que é que vou dizer ao secretário de estado do desporto, ao presidente do comité olímpico português? Espero que os associados não ouçam só uma parte e que falem comigo para perceberem o que se passa.”
Para o presidente da direcção, também ele destituído, a presença de José António Pinho, na próxima etapa do troféu comunidades portuguesas fica na consciência do próprio, visto “que ele foi destituído do cargo. Espero que este movimento traga uma renovação na federação.”
Jorge Pombo presidente da direcção da FPDI. Sobre este assunto, e segundo o que a RCB conseguiu apurar a reserva do hotel feita por José António Pinho foi cancelada, porque segundo os responsáveis da unidade hoteleira de Espanha, onde decorre a prova, não foi realizado o pagamento.