RCB/TuneIn
Segunda, 25 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB PROMOVE RASTREIOS
O dia nacional do doente com acidente vascular cerebral (AVC) ? assinalado hoje com rastreios e ac??es de informa??o e sensibiliza??o. O centro hospitalar da Cova da Beira (CHCB) tamb?m esclarece a popula??o
Por Paulo Pinheiro em 31 de Mar de 2009

A avaliação da pressão arterial e da glicemia são algumas das actividades que o CHCB realiza, na tarde hoje, no hospital Pêro da Covilhã. Estão ainda agendadas sessões de ensino e sensibilização sobre hipertensão arterial, o AVC, hipercolesterolémia, hábitos tabágicos e hábitos alimentares saudáveis.

A iniciativa, que decorre entre as 13:30H e as 17:30H no átrio principal e no auditório do hospital Pêro da Covilhã (CHCB), conta com a colaboração do centro de saúde da Covilhã, cruz vermelha portuguesa e da faculdade de ciência da saúde da universidade da Beira Interior.

Segundo dados da sociedade portuguesa do acidente vascular cerebral (SPAVC), a taxa de mortalidade é de cerca de 200/100 mil habitantes, sendo das mais elevadas da União Europeia. A doença é ainda responsável pelo internamento de mais de vinte e cinco mil doentes por ano e por um elevado grau de incapacidade: metade dos doentes que sobrevive fica com limitações nas actividades da vida diária. Segundo os especialistas, as pessoas devem estar atentas aos três sinais de alerta do AVC: dificuldade em falar, ficar com a boca ao lado e ter menos força num braço.

Prevenir é palavra de ordem, evitando cinco factores de risco: hipertensão, tabaco, diabetes, arritmias cardíacas e vida sedentária.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados