RCB/TuneIn
Terça, 20 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AULA DE MÚSICA PARA PAIS
Rádio Cova da Beira
Integrado no dia aberto do agrupamento de escolas Gardunha e xisto, Luís Cipriano, professor de música no agrupamento, decidiu promover uma aula para pais e encarregados de educação com o objectivo de “uma vez por todas, os pais valorizarem as capacidades musicais dos filhos”.
Por Paula Brito em 24 de Apr de 2014

Segundo Luís Cipriano, “acontece muito que quando um aluno só tem 5 a educação musical parece que aquilo não é nada de extraordinário, e portanto, acho que está na altura dos pais conhecerem as capacidades dos filhos e a melhor maneira é eles tentarem fazer o que os filhos fazem, para a partir daí conseguem perceber as crianças que têm em casa, e passar a valorizá-las e até encarar a situação como uma profissão futura”. 

Em 45 minutos Luís Cipriano ensinou os pais a ler música e no final actuaram em conjunto com os filhos. Ana Paula Sousa foi uma das mães que participou na aula e garante que a partir de agora vai valorias ainda mais o trabalho da filha em educação musical “muito mais, até porque a minha filha nunca teve educação musical no primeiro ciclo e para mim foi uma surpresa quando o professor Luís Cipriano disse que ela era uma excelente aluna, se ela quiser seguir, o importante é que eles sejam felizes”, quanto à experiência “adorei poder participar e estar a participar com o professor e com eles”. 

Para Luís Cipriano a escola Serra da Gardunha, onde tem 10 turmas e cada uma tem o seu grupo de percussão, é uma autêntica mina de talentos musicais “a quantidade de crianças dotadas que existe nesta escola está para além daquilo que é o normal, não é habitual apanhar tanta criança dotada numa escola, conseguir fazer 10 grupos de percussão é prova disso”. 

Com ou sem talento o maestro realça a importância da música na formação dos jovens “repare que até o desenvolvimento ao nível do trabalho em equipa, qualquer criança sabe que se falha está a colocar em causa o trabalho dos outros, o aprender a trabalhar em equipa, a estar em cima de um palco, a estar concentrado, nós sabemos que nem todos podem ser músicos, mas poderão aproveitar aquilo que a educação musical lhes dá até para melhorar nas outras disciplinas e naquilo que venha a ser a futura profissão deles”. 

Agradado com o desempenho dos pais, Luís Cipriano decidiu convidá-los para participarem no concerto de final de ano que vai promover com os 10 grupos de percussão do agrupamento de escolas Gardunha e Xisto.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados