RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UNIDADE DE CARDIOLOGIA DE INTERVENÇÃO PARA A BEIRA INTEIOR
Rádio Cova da Beira
O pedido marcou a sessão de esclarecimento realizada no Fundão pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e que teve como objectivo dar a conhecer o Sent For Life - uma iniciativa da Associação Europeia de Intervenção Cardiovascular.Conjugar esforços para um melhor tratamento do enfarte agudo do miocárdio é a missão do Sent for Life.

Noticia com Dulce Gabriel
Por Paulo Pinheiro & Dulce Gabriel em 31 de Mar de 2014
 

Encurtar distâncias para “ganhar tempo no tratamento e abertura da artéria coronária” é a missão. A aposta recai na angioplastia primária. Mas a Beira Interior fica “demasiado longe” dos Centros de Cardiologia de Intervenção.

 

 

Recorde-se que o CHCB solicitou recentemente ao Ministério da Saúde luz verde para constituir uma Unidade de Cardiologia de Intervenção. Com o mesmo objectivo assegurou a contratação de mais dois cardiologistas, dispondo agora de quatro médicos especialistas nesta área. A Unidade de Cardiologia de Intervenção “deverá ter equipamentos de imagem e avaliação cardíaca que permitirão efectuar o diagnóstico através de angiografia e intervenção através de cateterismo cardíaco”. No último ano o Hospital Pêro da Covilhã “mandou fazer fora 388 cateterismos que custaram quase 2 milhões de euros. Gastamos 300 mil euros em transporte e os doentes correram riscos desnecessários”, afirma António Peixeiro. Já no Hospital Amato Lusitano “cerca de 400 doentes” foram encaminhados para os hospitais de referência no tratamento do enfarte agudo do miocárdio.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados