RCB/TuneIn
Segunda, 13 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
NOVO LIVRO PARA LANÇAR EM 2014
Rádio Cova da Beira
A historiadora Maria Antonieta Garcia vai lançar, até final deste ano, um novo livro. Depois da recente apresentação da obra sobre a comunidade judaica da Covilhã, a investigadora já está a terminar um novo trabalho dedicado às orações cripto-judaicas na Beira Interior.
Por Nuno Miguel em 20 de Mar de 2014

Em declarações à RCB a historiadora e investigadora refere que “esse trabalho está praticamente terminado e é dedicado às orações, isto é, o que é que este conjunto de cristãos novos, que sobreviveram e resistiram aqui na Beira, afinal quais eram as suas orações, em quem é que acreditavam e a quem é que oravam”.

Maria Antonieta Garcia foi a convidada da edição deste mês do “Café Literário” promovido pela câmara da Covilhã e onde, para além de abordar a sua obra, falou também sobre os hábitos de leitura dos Portugueses. A antiga docente universitária sublinha que nunca se leu ou publicou tanto como agora, mas a grande questão reside na qualidade “quando nós damos conta de que se afastam os escritores mais clássicos da literatura Portuguesa dos manuais do ensino secundário percebemos daquilo que estamos a falar e da preocupação que existe em relação à leitura porque a qualidade do que se lê não é desafiante”.

A investigadora alerta ainda para a necessidade de um maior rigor na escolha dos manuais por parte do ministério da tutela “se fizermos uma análise podemos constatar que a grande maioria dos manuais deixa muito a desejar e tem textos que não são minimamente desafiantes e que não vão criar o gosto pela leitura”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados