RCB/TuneIn
Segunda, 20 Jan 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CINEMA NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
De 28 a 30 de Março o edifício da moagem acolhe a quarta edição dos “Encontros Cinematográficos”. A iniciativa é organizada em parceria pela câmara do Fundão e pela associação “Luzlinar” e conta com a parceria do departamento de cinema da universidade da Beira Interior.
Por Nuno Miguel em 14 de Mar de 2014
O certame deste ano é dedicado a três realizadores; o português Pedro Costa, o francês Pierre Leon e a espanhola Mercedes Alvarez e o coordenador geral dos encontros destaca a grande qualidade do evento que há alguns anos atrás seria impensável realizar no interior “são circunstâncias raras que permitiram isto; se isto fosse pensado há alguns anos atrás com estes intervenientes não era possível; a Mercedes vem de Barcelona, o Pierre Leon de Paris, o Pedro Costa está a rodar um novo filme e são intervenientes duma qualidade excepcional que aqui vamos ter”.

Os encontros mantêm o mesmo formato de anos anteriores, em que cada realizador é apresentado por um convidado especial e onde para além da exibição dos próprios trabalhos são apresentados filmes da sua escolha. Carlos Fernandes destaca que a interactividade com o público é outro dos factores em realce nesta iniciativa “todas as pessoas vão estar completamente disponíveis para falar; os cineastas, os criticos, vão estar a disposição dos participantes para falar sobre os filmes, para responder a questões; é algo que é muito importante uma vez que não se tem diáriamente oportunidades destas”.

Alcina Cerdeira, vereadora com o pelouro da cultura na câmara municipal, destaca a importância desta iniciativa para o concelho até pela tradição cinematográfica que o Fundão sempre evidenciou “nós já fizemos um percurso muito grande em torno do cinema; tivémos um grande festival internacional, que foi o Imago, que teve uma grande projecção; no ano passado já acolhemos esta iniciativa que correu muito bem e agora estamos já a cimentar estes encontros e a trabalhar no sentido de ainda melhorar alguns detalhes que podem ser aperfeiçoados”.

O programa contempla ainda a realização de duas master classes, orientados pelos cineastas Pedro Costa e Mercedes Alvarez que decorrem no auditório da cinubiteca da universidade da Beira Interior.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados