RCB/TuneIn
Terça, 04 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ESCOLAS DA BEIRA INTERIOR JUNTAS EM PALCO
Rádio Cova da Beira
IX festival de Música da Beira Interior junta pela primeira vez em palco alunos das sete escolas de música da Beira Interior. É a grande novidade da edição deste ano do festival organizado pela Scutvias.
Por Paula Brito em 10 de Mar de 2014

"Quando cá cheguei, há um ano, fez-me alguma impressão porque é que não havemos de tocar juntos? diziam-me que isso era difícil, vamos experimentar este ano, vamos promover um quarto concerto este ano a que chamamos concerto da Beira Interior,  é a novidade da edição deste ano, quisemos dar este passinho, este ano, para a X edição logo se vê", explica o director geral da Scutvias, Pinho Martins.

O Concerto da Beira Interior que vai juntar mais de 80 alunos no palco do Teatro municipal da Guarda, no próximo dia 7 de Junho, onde Luís Cipriano vai estrear duas novas peças. A primeira, designada Variações da música portuguesa, é uma peça com 16 anos que o maestro decidiu retirar da gaveta "a primeira obra era para ser estreada há 16 anos pela orquestra do norte, que foi um pedido do maestro Ivo Cruz e que depois ele deixou a orquestra e eu não mandei as partituras que ficaram guardadas em casa à espera de uma oportunidade para ser estreada, vai ser agora, são variações numa linguagem contemporânea de temas portugueses".

A segunda peça foi escrita especialmente para o concerto e chama-se Viriato "é dedicada a uma figura histórica pela qual eu tenho alguma admiração, fui lendo sobre a vida dele, encontrei um poema de Brás Mascarenhas, que é um escritor da zona da Guarda, comecei a compor e a imaginar, o que não é difícil, basta subir a serra a pé a consegue-se perceber o que seria a vida naquela altura, e comecei a compor sobre o Viriato".

O concerto será dirigido pelo maestro Rogério Peixinho, contará com a participação especial da soprano Dora Rodrigues e com 80 jovens da Esart, Epabi, Associação Cultural da Beira Interior, Academia de Música do Fundão e conservatórios de Castelo Branco, Covilhã e Guarda.

O concerto da Beira Interior, no dia 7 de Junho na Guarda, encerra o festival que começa já no próximo dia 16 de Março no cine teatro avenida em Castelo Branco onde a Epabi e o conservatório de música da Covilhã vão subir ao palco para interpretar o espectáculo Pedro e o Lobo. O festival que passará também pelo Fundão, em Abril, e por Abrantes, em Maio.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados