RCB/TuneIn
Sexta, 05 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CONCERTO APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
Carlos Guilherme é o convidado especial da oitava edição do concerto “Primavera” organizado pela banda da Covilhã. A iniciativa decorre no próximo dia 30, na igreja da Santíssima Trindade e a orquestra está a preparar um conjunto de temas para apresentar publicamente nesse dia.
Por Nuno Miguel em 06 de Mar de 2014

O anúncio foi feito durante a inauguração da exposição “puzzle de evocações e memórias” da autoria de Maria Condeço que está patente ao público até final deste mês na galeria de exposições “Tinturaria”. A pintora ofereceu mesmo um quadro à banda da Covilhã, que vai ser leiloado, e a receita reverte para a compra dum novo instrumento para a escola de música daquela instituição, como refere José Eduardo Cavaco, presidente da instituição “é uma oferta que agradecemos muito e todas as pessoas podem fazer ofertas e esse dinheiro vai permitir dar um novo instrumento à nossa escola de música; neste momento já estamos a preparar esse concerto onde o Carlos Guilherme vai apresentar alguns dos seus temas mais conhecidos e ao mesmo tempo a banda da Covilhã vai preparar peças de vários compositores para que este concerto seja um ponto alto na vida cultural da nossa cidade”.

Nesta exposição a pintora apresenta mais de uma dezena de quadros onde procura fazer o retrato da zona do país donde é natural “procuro trazer aqui algum calor do Alentejo que foi lá que eu nasci; quando era pequena os maus país emigraram para Moçambique e quando regressei a saudade era tanta que me dediquei a pintar todos os temas relacionados com o Alentejo e alguns deles podem ser vistos nesta exposição”.

A presença de Carlos Guilherme na Covilhã foi também aproveitada pelo vereador com o pelouro da cultura na autarquia covilhanense para solicitar o seu empenho no estreitar de laços com o director do teatro nacional de São Carlos. Jorge Torrão sublinha que “esse repto já foi lançado para nós fazermos uma intervenção no nosso teatro municipal e sabemos que o Pinamonti é um homem internacional e fez quase metro a metro o levantamento, em obra do teatro de São Carlos; este cruzamento de informação dá-nos oportunidade de poder fazer projectos que sejam exequíveis e que podem dar à nossa cidade condições para melhorar a sua resposta cultural”.

Um assunto que vai ser novamente abordado no final deste mês, durante a próxima deslocação do tenor à Covilhã.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados