RCB/TuneIn
Sábado, 19 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CICLO DE TEATRO UNIVERSITÁRIO ARRANCA EM MARÇO
Rádio Cova da Beira
De 14 a 29 de Março o teatro municipal da Covilhã acolhe a décima oitava edição do ciclo de teatro universitário da Beira Interior. A iniciativa é novamente organizada em parceria pelo Teatrubi e pela Asta que vão colocar em palco 18 espectáculos de grupos Portugueses, Espanhóis e Italianos.
Por Nuno Miguel em 28 de Feb de 2014
Um festival que arranca com a estreia da nova co-produção das duas companhias. “Diagnóstico: Desgosto Patológico” é uma peça baseada num conto real em que se fala de sentimentos como o amor e o ciúme, como explica o director do certame “é um espectáculo baseado num texto de Sarah Kayne e o livro acaba por se confundir com a realidade porque retrata o fim duma relação amorosa que ela teve e parece que esse livro é uma carta para essa pessoa com quem ela manteve essa relação; a peça fala de sentimentos como o ciume e a traição; nós pegámos nesse livro, eu adaptei-o para nós e fica o convite para que as pessoas possam vir ver”.

Rui Pires acrescenta que a edição deste ano marca também uma nova página no relacionamento entre o grupo de teatro e a universidade da Beira Interior, estando em aberto a hipótese de se realizarem novos projectos em conjunto “desde a tomada de posse da nova reitoria o encenador do «Teatrubi» é contratado, entre aspas, pela universidade e é a primeira vez que tal sucede nestes 25 anos; também é a primeira vez que houve mais apoio por parte da universidade ao grupo de teatro e espero que este caminho continue e há várias ideias em comum que podem vir a concretizar-se em projectos efectivos”.

A edição deste ano marca também as comemorações dos 25 anos do Teatrubi. A efeméride vai ser assinalada com um jantar no dia 18 de Março em que vão marcar presença vários elementos que integraram o grupo durante a sua existência. Á espera de apoios estão ainda outros projectos, como a edição dum livro onde se possa retratar a vida deste grupo de teatro “essa é uma das hipóteses que esteve em cima da mesa, infelizmente ela está em «stand-by» assim como muitas outras uma vez que dependem de algumas respostas de apoio nomeadamente por parte da autarquia e também de alguns patrocinadores”.

A edição deste ano tem um orçamento de 20 mil euros e o programa é complementado com a realização dum workshop sobre teatro e com o tradicional “Mercado Negro” durante todos os dias do certame.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados