RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
LINX PARQUE NA MALCATA
Rádio Cova da Beira
Criar o primeiro parque europeu de turismo sustentado transfronteiri√ßo na Reserva Natural da Serra da Malcata √© o objectivo do projecto que est√° a ser liderado pela c√Ęmara do Sabugal e que envolve Penamacor, Alto √Āgueda e Serra da Gata, em Espanha.
Por Paula Brito em 27 de Feb de 2014

"O primeiro passo é a classificação na Carta Europeia de Turismo Sustentável, se nós conseguirmos será o primeiro parque europeu de turismo sustentável transfronteiriço, é evidente que esta preparação tem a ver com o novo quadro comunitário que está aí à porta e é no fundo estudarmos formas de chegar a fundos e valorizarmos o nosso património", adianta António Robalo. O presidente da câmara municipal de Sabugal explica em que consiste o projecto, designado Linx parque, por ser este o nome científico do lince "nós temos um conjunto de património natural, etnográfico, cultural, edificado, que é necessário salvaguardar, é necessário preservar e promover, no fundo, o Linx parque é um chapéu que nos habilite a identificar todos esses elementos patrimoniais, a preservá-los, promovê-los e mostrá-los".

A câmara municipal do Sabugal acaba de lançar o concurso para o estudo do projecto que foi apresentado ao secretário de estado do ordenamento do território e conservação da natureza, durante a visita à RNSM, e que segundo Miguel Neto, vem ao encontro da estratégia definida pelo governo "o que nós estamos a tentar construir é uma estratégia em que a conservação da natureza e a biodiversidade sejam um motor do desenvolvimento económico, não sejam uma restrição ao desenvolvimento das populações, mas um potenciador da criação de valor local, e para essa estratégia já estamos a desenhar instrumentos financeiros nos termos da estratégia 2020".

Segundo o governante, a reintrodução do lince na Serra da Malcata também faz parte da estratégia do governo que tinha apontado 2014 como o ano da chegada do lince a Portugal o que aconteceu já em Silves. Na Malcata será primeiro reintroduzido o coelho bravo, a base alimentar do lince.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados