RCB/TuneIn
Quinta, 16 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB: MAIOR VIGILÂNCIA À QUALIDADE DOS MEDICAMENTOS
Rádio Cova da Beira
O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) acaba de assinar um protocolo com a empresa Labfit (spinof da UBI) para realização de análises microbiológicas aos medicamentos (não estéreis) manipulados na farmácia.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2014
Os medicamentos manipulados são preparados no hospital, de acordo com uma receita médica ou com formulários europeus, para serem dispensados quer a doentes internados quer a doentes de ambulatório, aos quais são prescritos. As especialidades médicas que mais requisitam este tipo de medicamentos são a pediatria e dermatologia.

 

O objectivo da parceria é «avaliar as boas práticas com que estamos a trabalhar», disse Olímpia Fonseca, directora do Serviço de Farmácia. 

 Os medicamentos manipulados são um grupo de medicamentos que a indústria não comercializa mas que são essenciais aos doentes sendo, por isso, preparados nas farmácias de oficina e nas farmácias hospitalares.

«Esta parceira permite acrescentar mais um item ao trabalho de qualidade realizado pelos serviços farmacêuticos do hospital», disse o presidente do conselho de administração do CHCB sublinhando que o serviço está certificado pela norma ISO 9001 e todo o hospital segue as normas internacionais recomendadas pela Join Commission International (JCI)

O Labfit é uma spin-off localizada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior que, desde Janeiro deste ano, faz a análise microbiológica dos medicamentos manipulados pela farmácia do CHCB.

 

Fonte: CHCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados