RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHCB: MAIOR VIGILÂNCIA À QUALIDADE DOS MEDICAMENTOS
Rádio Cova da Beira
O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) acaba de assinar um protocolo com a empresa Labfit (spinof da UBI) para realização de análises microbiológicas aos medicamentos (não estéreis) manipulados na farmácia.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2014

Outras da categoria:

Os medicamentos manipulados são preparados no hospital, de acordo com uma receita médica ou com formulários europeus, para serem dispensados quer a doentes internados quer a doentes de ambulatório, aos quais são prescritos. As especialidades médicas que mais requisitam este tipo de medicamentos são a pediatria e dermatologia.

 

O objectivo da parceria é «avaliar as boas práticas com que estamos a trabalhar», disse Olímpia Fonseca, directora do Serviço de Farmácia. 

 Os medicamentos manipulados são um grupo de medicamentos que a indústria não comercializa mas que são essenciais aos doentes sendo, por isso, preparados nas farmácias de oficina e nas farmácias hospitalares.

«Esta parceira permite acrescentar mais um item ao trabalho de qualidade realizado pelos serviços farmacêuticos do hospital», disse o presidente do conselho de administração do CHCB sublinhando que o serviço está certificado pela norma ISO 9001 e todo o hospital segue as normas internacionais recomendadas pela Join Commission International (JCI)

O Labfit é uma spin-off localizada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior que, desde Janeiro deste ano, faz a análise microbiológica dos medicamentos manipulados pela farmácia do CHCB.

 

Fonte: CHCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados