RCB/TuneIn
Segunda, 06 Abr 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
ARANHAS: POPULARES NÃO QUEREM EUCALIPTOS
Rádio Cova da Beira
O tema não é novo, já foi objecto de um abaixo assinado no anterior mandato, mas esta quarta- feira um grupo de habitantes de Aranhas deslocou-se à reunião pública da câmara de Penamacor para colocar de novo o problema: estão contra a plantação de eucaliptos, paredes meias com os seus terrenos de cultivo.
Por Paula Brito em 20 de Feb de 2014

Maria Raposo, Maria de Lurdes Neves e Maria de Lurdes Ramos, na foto, apresentaram as suas preocupações "tenho lá uma vinha que se vai secar toda, tenho lá oliveiras que se estão a secar todas, façam com que eles arranquem os eucaliptos", "há um jovem agricultor que investiu bastante na minha terra, Aranhas, e depois de ter investido depara-se com um grande eucaliptal em toda a volta, o que é que ele pode fazer?", "se não há nada a fazer então plantem eucaliptos na zona toda e depois em Penamacor não precisamos de ter cá nada, nem câmara, nem GNR, nem nada, só eucaliptos, um deserto verde".

Os testemunhos foram ouvidos pelo executivo e a resposta chegou pela voz do presidente. António Beites diz que não é competência da câmara mandar abater eucaliptos mas manifestou disponibilidade para apoiar no problema desde que ele seja devidamente formalizado. É que até à data não existe qualquer queixa ou processo na câmara municipal "mostramos total disponibilidade para analisar a situação e tomar as diligências que forem possíveis, não conheço o assunto ao pormenor, não conheço qual a área que foi afectada e por isso pedi para nos fazerem chegar um levantamento da situação para que nós, com o nosso gabinete florestal e a GNR, possamos tomar uma atitude". 

O vereador da oposição Pedro Folgado sugeriu a colocação do problema ao secretário de estado do ordenamento do território e conservação da natureza que se desloca a Penamacor na próxima segunda-feira.

Da reunião, os munícipes seguiram para o gabinete florestal da autarquia.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados