RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MOAGEM GANHA MUSEU
A c?mara municipal do Fund?o vai abrir um novo n?cleo museol?gico na cidade. ? na Moagem ? cidade do engenho e das artes -, e se tudo correr como previsto, ? inaugurado a 9 de Junho, dia do concelho.
Por Paulo Pinheiro & Paula Charro em 16 de Mar de 2009
O projecto de musealização está praticamente concluído. De acordo com o vereador da cultura da autarquia fundanense, o museu vai mostrar como os cereais entravam, no quarto piso, e a gravidade os levava pelas condutas de emadeira, através de máquinas, até acabarem moídos e separados em sacos de farinha no rés-do-chão.  

 

Segundo Paulo Fernandes foram recuperadas cerca de 95% das peças do núcleo, uma negociadas outras “infelizmente perderam-se”.   

 

“ Era uma obrigação moral e histórica efectuar a recuperação deste património já que a Moagem é uma das poucas do país, senão a única, que foi restaurada nestes moldes”, explica o autarca. 

 

Desde que adquiriu o edifício, a CMF investiu cerca de cinco milhões de euros, setenta por cento a fundo perdido, e só no núcleo, o investimento ronda os duzentos e cinquenta mil euros para “recuperar o edifício, manter a imagem tradicional e criar as acessibilidades”. 

 

A recuperação física e o restauro das peças, algumas delas resgatadas do ferro velho, foram feitos a partir de testemunhos de antigos trabalhadores da Moagem. 

 

O novo espaço museológico vai recriar os circuitos associados a todo o processo de transformação de cereais e estará aberto também aos fins-de-semana.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados