RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EXPOSIÇÃO MOSTRA SALAS DE OPERAÇÕES
Rádio Cova da Beira
Duas dezenas de fotografias e um vídeo captados no interior de um bloco operatório do hospital Pêro da Covilhã vão ser mostrados à comunidade numa exposição que poderá ser visitada no próximo dia 15 de Fevereiro no Serra Shopping, na Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 06 de Feb de 2014

A iniciativa da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) assinala o Dia Europeu do Enfermeiro Peri-Operatório com ações semelhantes em Lisboa, Porto, Coimbra,Leiria, Braga, Viana do Castelo e Bragança sob o tema “Promover a Segurança – Torna-te Visível –Faz-te Ouvir”.

O peri-operatório é o termo usado em medicina para o período de tempo que decorre desde a altura em que o cirurgião decide indicar a operação e a comunica ao doente até ao momento em que este regressa à sua atividade normal, depois de ter recebido alta hospitalar.

«O objectivo é dar a conhecer à população o que os enfermeiros peri-operatórios fazem no sentido de garantir a segurança do doente, antes, durante e após a intervenção cirúrgica», disse Conceição Martins, enfermeira peri-operatória no Centro Hospitalar Cova da Beira.

O Hospital Pêro da Covilhã dispõe de cinco salas de operações, quatro destinadas a cirurgias programadas e uma de urgência. Existem ainda mais duas salas para cirurgias de ambulatório, em que o doente entra e sai no mesmo dia.

Para cada cirurgia são necessários três enfermeiros peri-operatórios: um anestesista, um circulante e um instrumentista. O CHCB dispõe de 32 enfermeiros peri-operatórios. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados