Esta homenagem incluirá a projeção de um vídeo em que Natália Correia recita um poema do poeta albicastrense António Salvado, a que se seguirá a apresentação do livro “O Botequim da Liberdade”, de Fernando Dacosta, uma obra que transporta o leitor para o Botequim, bar do Largo da Graça criado e projetado por Natália Correia.
“Nele fizeram-se, desfizeram-se revoluções, governos, obras de arte, movimentos cívicos; por ele passaram Presidentes da República, governantes, embaixadores, militares, juízes, revolucionários, heróis, ".
Natália Correia foi uma intelectual, poeta (tal como a própria referia) e ativista social, autora de extensa e variada obra publicada. Foi deputada à Assembleia da República, de 1980 a 1991, onde interveio ao nível da cultura e do património, tendo ainda sido a autora da letra do Hino dos Açores. Juntamente com José Saramago, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, fundadora da Frente Nacional para a Defesa da Cultura.
A sessão conta com a presença do presidente da câmara municipal do Fundão, Paulo Fernandes, e o autor do livro, Fernando Dacosta