RCB/TuneIn
Terça, 02 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EXPOSIÇÃO NA MOAGEM ATÉ MARÇO
Rádio Cova da Beira
O Fundão é a primeira cidade a receber a exposição que fará um périplo pelo país para assinalar os 80 anos do nascimento de André Welch. Mas quem foi André Welch?
Por Paula Brito em 03 de Feb de 2014

"Foi um poeta da pintura que faria 80 anos, se fosse vivo, durante este ano, é um dos nomes dos nomes do universo plástico mais importante da Europa e do mundo, ele privou com artistas como Pablo Picasso, Welkovic,Wilfred Lang,Max Ernst, enfim é um artista universal".

André Welch nasceu em França, em 1934, filho de mãe alemã e de pai turco, viajou pelo mundo inteiro devido ao negócio de família de tapetes turcos que, de resto, inspiram muitas das suas obras, também elas espalhadas pelo mundo "a obra dele está espalhada pelo mundo porque quando Giscard d`Estaing era presidente da República Francesa era o André Welch que era o escolhido para oferecer trabalhos a todos os seus congéneres, portanto os seus trabalhos estão espalhados pelo mundo". 

A comissária da exposição, Guida Loureiro, que privou durante duas décadas com André Welch, fala das peças que pode apreciar até ao próximo dia 16 de Março na cidade do engenho e das artes "são oito peças que embelezam e testemunham sobremaneira aquilo que é a arte de André Welch, temos cinco peças monocromáticas e três policromáticas de arte cinética, são de factos peças extraordinárias, o espaço da moagem com 8 peças está cheio porque são peças de 2mX4m, e revelam bem a grandiosidade da arte de André Welch".

“Tributo a André Welch” na moagem até 16 de Março de terça a domingo das 14h às 17h 30. A entrada é um euro.

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados