RCB/TuneIn
Sábado, 28 Nov 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“PARA NÃO ESQUECER”
Rádio Cova da Beira
É o mote da exposição que está patente ao público até ao próximo dia dez de Fevereiro no edifício dos antigos paços do concelho de Belmonte. Trata-se duma iniciativa organizada pela associação de jovens judeus daquela vila e que pretende relembrar as atrocidades cometidas pela Alemanha nazi durante o holocausto na segunda guerra mundial.
Por Nuno Miguel em 30 de Jan de 2014

Mónica Henriques, presidente da associação, sublinha a importância de não deixar cair este período no esquecimento uma vez que o conhecimento adquirido nas escolas sobre esta matéria é superficial “infelizmente o que se ensina nas escolas não é muito e eu acho que é necessário aprofundar um pouco mais o tema uma vez que nunca se está verdadeiramente preparado e dói sempre constatar os massacres que foram cometidos neste período”.

Também o rabino da comunidade judaica de Belmonte alerta para a necessidade deste período negro da história nunca ser esquecido. Elisha Salas recorda que, para além dos judeus, muitas outras pessoas foram massacradas durante este conflito “isto deve relembrar-nos que nunca devem voltar a acontecer na história factos tão maus como os que ocorreram na segunda guerra mundial e com a destruição massiva de cem milhões de judeus e de muitos milhões de outras pessoas; os Polacos, os ciganos, os negros; todos foram vítimas destas atrocidades”.

Na inauguração desta exposição o presidente da câmara de Belmonte, António Dias Rocha, sublinha o papel que esta associação de jovens tem vindo a assumir para que a comunidade judaica esteja cada vez mais aberta à sociedade “tem feito um trabalho extraordinário uma vez que estão a saber organizar-se, a mostrar a toda a comunidade o trabalho que desenvolvem e sendo Belmonte um concelho com uma riquíssima tradição judaica e com muito património edificado só nos podemos sentir muito satisfeitos e garantir que vamos continuar a apoiar estas iniciativas”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados