RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“LEI ESTÁ A SER CUMPRIDA”
Rádio Cova da Beira
Os condutores da região estão a cumprir as regras no que diz respeito à utilização dos sistemas de retenção para crianças. É esta a principal conclusão duma acção de sensibilização que decorreu junto à escola de nossa senhora da Conceição, em que estiveram envolvidos militares da GNR e enfermeiros do centro hospitalar da Cova da Beira.
Por Nuno Miguel em 28 de Jan de 2014

Nesta iniciativa foram verificados todos os automóveis em que são utilizadas as “cadeirinhas” e distribuídos alguns conselhos úteis sobre a sua utilização correcta uma vez que as últimas alterações ao código da estrada também abrangem esta matéria. Diogo Mendes, ajudante do comandante do destacamento da GNR do Fundão sublinha que “estas acções são sempre importantes uma vez que nós tentamos actual numa relação de proximidade com os pais e com os condutores das viaturas e sensibilizá-los para a importância de o transporte de crianças ser feito de forma segura e duma forma geral pudemos observar que as regras estão a ser cumpridas”.

O último estudo realizado pela APSI, em 2012, conclui que apesar da utilização dos sistemas de retenção ser obrigatória cerca de 15 por cento dos condutores não cumpre as regras e 46 por cento não os utiliza de forma adequada.Uma realidade que, de acordo com António Salvado, enfermeiro do centro hospitalar da Cova da Beira está a mudar “nomeadamente desde que entrou em vigor a legislação que obriga à utilização dos sistemas de retenção que essa realidade começou a mudar e nós aqui temos formação específica para que os pais possam instalar de forma adequada as cadeirinhas e pudemos ver aqui que, numa larga maioria, elas estavam instaladas de forma adequada”.

Esta acção está inserida no projecto “Próvidas”. Uma iniciativa que se enquadra no programa nacional de prevenção de acidentes e que vai agora promover um conjunto de sessões de formação em vários pontos do distrito, culminando em Maio com uma nova acção de sensibilização sobre este tema “para já vamos fazer acções nas escolas, nomeadamente nos concelhos da Covilhã, do Fundão e em Belmonte para daqui por três meses podermos realizar outra acção igual a esta no sentido de continuar a aferir o cumprimento deste objectivo que é a segurança infantil”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados