RCB/TuneIn
Segunda, 09 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TURISMO RURAL É PARENTE POBRE DO SECTOR
Rádio Cova da Beira
É uma das principais conclusões da acção de formação que decorreu durante 4 dias na Aderes sobre a temática, em que participaram cerca de duas dezenas de formandos. José Armando Serra dos Reis deixa como exemplo o concelho da Covilhã onde há muito que 1,5 milhão de euros de investimentos em espaço rural aguardam que a câmara da Covilhã desbloqueie os processos.
Por Paula Brito em 27 de Jan de 2014

"Isto já não é de agora, a câmara da Covilhã tem alguns vícios que neste particular é preciso vencer, posso dizer que nas câmaras do Fundão ou de Castelo Branco não há problemas desta natureza e espero que, com a nova administração na câmara da Covilhã, que estes aspectos burocráticos conheçam outros desígnios e outra forma de decidir com celeridade, estou convencido que sim". O presidente da direcção da Aderes espera que o novo executivo convilhanense ultrapasse as burocracias e tempos de espera dos investidores que chegam a equacionar desistir do projecto "há investidores que chegam ao pé e mim com vontade de desistir".

Actualmente no território Estrela Sul existem 70 camas de Turismo em Espaço Rural e a previsão é que no final do actual quadro comunitário o território chegue a uma centena de camas, já que a média de ocupação destes espaços no território Estrela Sul é muito superior à média da região Centro "a média da ocupação turística na região centro é 35% e os nossos TER no território Estrela Sul estão com ocupação na ordem dos 50% o que para nós é muito bom e com potencialidade de crescimento". 

Para assegurar o crescimento deste sector a Aderes assinou, no final da formação, um protocolo com a Associação Portuguesa de Turismo Rural "com este protocolo queremos divulgar numa plataforma web todos os TER dos nossos associados e temos um grande objectivo de criar uma rede de promoção e divulgação das iniciativas de Turismo em Espaço Rural e também criar mecanismos que nos permitam afirmar e levar estas iniciativas a toda a Europa e a outros mercados ascendentes como Brasil, Angola ou China". 

O Turismo em Espaço Rural representa 5% do turismo em Portugal mas a associação portuguesa acredita no crescimento do sector. Para isso vai em breve criar uma plataforma com toda a informação disponível sobre o turismo em espaço rural pretendendo ser a médio prazo líder de mercado na área.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados