RCB/TuneIn
Domingo, 08 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MAIS EMPRESAS CRIADAS EM 2013
Rádio Cova da Beira
O distrito de Castelo Branco criou, no ano passado, mais 58 empresas do que no ano 2012. Os dados fazem parte dum estudo realizado pela consultora “D & B” e apontam para a criação, no último ano, de 502 novas empresas em contraste com as 444 criadas em 2012.
Por Nuno Miguel em 24 de Jan de 2014

O estudo aponta também para uma diminuição do número de dissoluções de 217 para 202 enquanto que o número de insolvências cresceu ligeiramente; passou de 81 casos em 2012 para 85. Números que de acordo com o director do observatório do desenvolvimento económico da UBI reflectem uma ligeira tendência para o crescimento do distrito “nos últimos anos várias empresas encerrarem e alguma vez isto teria que estancar; neste momento há alguns sinais, embora ténues, de retoma da actividade económica e os dados do último trimestre apontam no sentido de alguma recuperação”.

No entanto Pires Manso sublinha que ainda é cedo para decretar o fim da crise uma vez que este estudo não diz tudo sobre o tipo de empresas que foram criadas e qual a dimensão das que faliram “esses dados não nos dizem que tipo de empresas são, podem ser empresas familiares com poucas pessoas ou podem ser empresas maiores e estes números tem que ser vistos também com essa reserva; neste momento as questões estão mais facilitadas, as pessoas entusiasmam-se e criam a própria empresa mas depois resta saber se ela arranca efectivamente”.

De qualquer forma o director do observatório reconhece que se verificam alguns movimentos positivos, nomeadamente através da criação de empresas no mundo rural “assiste-se a um certo regresso das pessoas à agricultura e a outras actividades no mundo rural; há muitas aldeias que já tem turismo rural e algumas em sítios onde não parecia imaginável que pudesse surgir uma empresa, o que é certo é que acabam por ser constituídas até devido à existência de alguns benefícios fiscais para esse efeito”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados