RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
GARDUNHA E XISTO ASSINA AUTONOMIA
Rádio Cova da Beira
Agrupamento de escolas Gardunha e xisto assinou contrato de autonomia com o minist√©rio da educa√ß√£o. Um contrato que segundo C√Ęndida Brito, permitiu dotar o agrupamento de recursos humanos que a escola h√° muito necessitava.
Por Paula Brito em 24 de Jan de 2014

"É o caso de um psicólogo educacional a tempo inteiro e também um animador sócio cultural que ainda não está ao serviço, mas que nós já candidatámos ao POPH". Segundo Cândida Brito, o contrato vai ainda permitir adaptar espaços na escola sede com a criação de um Centro pela inclusão das artes e ofícios onde a escola pretende trabalhar duas valências importantes "a educação especial, que precisa de novos espaços para a unidade de ensino estruturado que trabalha com alunos com autismo, a unidade da multideficiência também precisa de mais espaço e depois temos a formação vocacional dos cursos profissionais, necessitamos de espaços com mais qualidade e também para desenvolver a componente mais ligada às artes e ofícios". 

Com o contrato de autonomia o agrupamento começou também um novo projecto educativo. Dele faz parte a introdução de uma componente local e regional no currículo dos alunos "é uma componente local que vai fazer um levantamento, estudar e trabalhar todo o nosso património regional, nós estamos a avançar já com esse trabalho desde o pré-escolar que vai começar pelas lenga lengas e adivinhas, e à medida que vão avançando os ciclos vão-se introduzindo outras componentes."

Cândida Brito, directora do agrupamento de escolas Gardunha e Xisto que acaba de alterar a direcção em virtude da saída do sub-director do agrupamento, Benjamim Luciano para ocupar o cargo de presidente do Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior. José Soares ocupa agora o cargo de sub-director, Joaquim Gouveia, Jorge Andrade e Fernanda Batista são os restantes elementos da direcção.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados