RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LINCE NUNCA ANTES DE 2016
Rádio Cova da Beira
A reintrodu√ß√£o do Lince na Malcata nunca ser√° feita antes de 2016, garante o presidente da c√Ęmara de Penamacor. Durante o primeiro semestre deste ano ser√£o criados, na √°rea protegida da Serra da Malcata, tr√™s parques que v√£o acolher o projecto de introdu√ß√£o do coelho bravo, a base alimentar do lince, e s√≥ dois anos depois ser√° avaliada a situa√ß√£o.
Por Paula Brito em 23 de Jan de 2014

"O que está previsto é durante o primeiro semestre do ano começar o processo de criação de três parques no perímetro da RNSM entre Penamacor e Sabugal para a introdução do coelho bravo, Penamacor vai disponibilizar um funcionário para fazer a gestão desses parques". O projecto tem a duração de dois anos, e só em 2016 será feita uma avaliação para saber se estão reunidas as condições para reintroduzir o lince ibérico na Malcata como vai acontecer já este ano no Alentejo que vai receber os primeiros linces criados no centro de reprodução de Silves.

António Beites vai em breve convidar o Ministro do ambiente para visitar a Malcata e conjuntamente com o autarca de Sabugal alertar para as restrições que existem naquela área "o que os dois municípios pretendem é que nos autorizem a ter algum poder de influência nos territórios da Malcata, com a possibilidade da realização de algumas actividades que até agora são difíceis de executar, visando a manutenção do habitat, isso não está em causa, mas queremos potenciar o território da Reserva que neste momento não está a ser potenciado, é tentarmos em termos turísticos, abrir a reserva à comunidade". 

Uma velha aspiração que é retomada pelos novos autarcas. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados