RCB/TuneIn
Sábado, 11 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
DIVISÃO DO DISTRITO FOI "ERRO HISTÓRICO"
Rádio Cova da Beira
Paulo Fernandes considera que foi um erro histórico partir o arco urbano da Beira Interior no âmbito da criação das comunidades intermunicipais. A ideia deixada pelo autarca no seminário promovido pela União dos Sindicatos do distrito, em resposta ao repto lançado por Luís Garra que considerou a solução encontrada infeliz.
Por Paula Brito em 18 de Jan de 2014

Outras da categoria:

O autarca fundanense vai mais longe e chama-lhe "erro histórico que, se não fizérmos nada, vamos pagar muito caro naquilo que é o contexto da região". Uma das sugestões do autarca é que a assembleia intermunicipal da Comunidade das Beiras e Serra da Estrela formule um convite à CIM da Beira Baixa para se unirem. 

Paulo Fernandes aproveitou para denunciar publicamente o que se passou neste processo recordando que inicialmente e legislação não previa comunidades com menos de 90 mil habitantes. A alteração legislativa que, o autarca considera "desleal", acabou por dividir o distrito ao meio "o mais incrível foi que o governo acedeu alterar a legislação porque houve uma pequena comunidade, hoje designada de Beira Baixa, que não tendo sido aceite pela Médio Tejo, não tendo massa crítica suficiente para conseguir enquadrar-se na legislação, não fez mais nada, pede a alteração da legislação para não coincidir com a Beira Interior, e pasme-se, a legislação foi mesmo alterada". 

A única boa notícia, segundo o autarca, é que no âmbito do próximo quadro comunitário, a Beira Interior acabou por ser reconhecida como território uno de baixa densidade, que vai ter uma plano estratégico em áreas importantes "como a agroalimentar e o turismo de natureza".

Paulo Fernandes foi um dos orados do seminário promovido pela União dos Sindicatos do distrito de Castelo Branco, no Fundão, no âmbito do conjunto de palestras que servem de preparação ao congresso da união marcado para o próximo dia 8 de Fevereiro em  Alcains. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados