RCB/TuneIn
Quarta, 18 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
NACIONAIS DE INICIADOS E JUVENIS
Rádio Cova da Beira
Este domingo termina a 1ª fase dos campeonatos nacionais de iniciados e juvenis mas nada se vai alterar para os quatro clubes do distrito. Desportivo C. Branco, A. D. Estação e C. Ac. Fundão, nos iniciados e Sporting da Covilhã nos Juvenis.
Por José Joaquim Ribeiro em 11 de Jan de 2014

Os quatro clubes em questão vão para a segunda fase, nas mesmas séries e mesmos adversários, com os pontos que amealharam na primeira fase.

 

Eis como se disputam estes campeonatos.

 

INICIADOS

 

Nos iniciados, começaram 70 clubes divididos em 7 séries de 10 equipas cada (a série D ficou só com nove por desistência do S. Romão). Os 2 primeiros de cada série  e os dois melhores 3ºs em todas as séries, apuram-se para a segunda fase, aos quais se juntam os representantes dos Açores e Madeira, num total de 18 clubes. Estes 18 clubes são divididos, geograficamente, em três séries de 6 equipas que disputam uma poule a duas voltas. É apurado o primeiro de cada série mais o 2º melhor das três séries. Os quatro vão disputar o titulo, numa poule de todos contra todos.

 

Os restantes 54 clubes ( neste caso 53), disputam a fase de manutenção e descida.

 

Mantém-se as mesmas 7 séries da 1ª fase, havendo séries com 7 ou 8 clubes, por motivo da subida de dois dos melhores terceiros e, curiosamente, pode até haver uma série, a D, que pode ficar com seis clubes, visto ter feito a primeira fase com nove clubes. Para isso bastaria que um dos melhores terceiros fosse da série D. Todos os clubes passam à segunda fase com os mesmos pontos conquistados na primeira fase e voltam a jogar todos contra todos.Descem aos distritais os dois últimos de cada série e ainda os 4 piores de todas as sete séries, num total de 18 clubes.

 

JUVENIS

 

Nos juvenis o processo é semelhante, apenas com a diferença de que começaram 50 clubes, divididos em cinco séries de 10 clubes, Apuram-se, opara a segunda fase,  os dois primeiros de cada série. Aos 10 clubes apurados juntam-se os representantes dos Açores e Madeira, num total de 12 clubes. Estes 12 clubes são divididos em duas séries de seis equipas, que jogam todos contra todos a duas voltas. Apuram-se os dois primeiros de cada série que vão disputam a 3ª fase para se encontrar o campeão.

 

Os restantes 40 clubes disputam a fase de manutenção e descida, mantendo-se nas mesmas séries da primeira fase, agora compostas de 8 clubes e partem com a totalidade dos pontos conquistados na primeira fase. Jogam todos contra todos e descem aos distritais os três últimos de cada série mais os três piores de todas as 5 séries, num total de 18 clubes.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados