RCB/TuneIn
domingo, 29 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"OLHA POR MIM"
Rádio Cova da Beira
É o título da exposição de pintura multissensorial, da autoria de Tânia Bailão Lopes, que está patente, a partir desta terça-feira até 2 de Março, na galeria de exposições Tinturaria, na Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 07 de Jan de 2014

Trata-se de um conjunto de trabalhos em telas tácteis que foram pensadas para um público mais jovem, adaptado a cegos ou amblíopes. Um espaço a explorar com a ponta dos dedos, onde as texturas e os aromas enriquecem a descoberta. Para tal foi criado um áudio-guia, com características únicas que nos oferecem uma viagem pelos sentidos, através de um texto poético, que expressa toda a emoção contida nas telas, aliada a uma experiencia táctil e outros pequenos nadas que prometem, a todos os visitantes, sem excepção, fazer desta uma experiência única. 

TÂNIA BAILÃO LOPES nasceu a 11 de Agosto de 1983, em Leiria.Inicia o seu trabalho na área das artes plásticas em 1999, através de várias técnicas e materiais. A pintura torna-se uma ferramenta de comunicação, onde assume uma atitude interventiva, persistindo na carência de respeito dos homens pelos seus mas também pelo resto. Pela vida. Pela existência. 

Dada a heterogeneidade do seu trabalho e a necessidade de se fragmentar, dá vida a Miguel Alexandre marto (2005), Mirtilo Gomes (2006), Aurora Santo (2008), Clara Torre (2010), Vicky Sladostrasnic (2011), heterónimos nas artes plásticas, e Goma (2004), pseudónimo no âmbito da pintura infantil. Desde 2002 expõe os seus trabalhos em vários espaços, dentro e fora do País, passando por Macau, Itália, Espanha, Austrália e Brasil.

 

Em 2009 elabora a primeira exposição multissensorial e inclusiva, em Portugal, projecto "Olha por mim"), e em 2011 realiza um estudo pioneiro em Portugal, sobre o efeito de Arte terapia nas funções cognitivas dos idosos. Formada em Serviço Social e Mestre em Psicologia Clinica e Psicoterapias, trabalha e lecciona na área das artes plásticas, realiza vários projectos de ilustração infantil e é Directora Técnica numa instituição de apoio à idade maior.

 

 

Fonte: CMC

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados