De acordo com a nota de imprensa da ACBI, a associação abdicou de uma parte dos juros até numa perspectiva de colaboração futuro, sendo que em finais de Julho de 2014 toda a dívida estará liquidada. Um primeiro pagamento da autarquia permitiu a regularização das Finanças e Segurança Social por parte da ACBI o que possibilita que esta instituição possa de novo concorrer a projectos nacionais.
"Só em 2013 a ACBI viu-se privada de projectos no valor de 100 000 € (cem mil euros) por não ter regularizada essas dívidas", refere o comunicado.
A ACBI espera que no espaço de ano "volte a estabilidade que o anterior executivo lhe retirou podendo finalmente reencontrar o seu equilíbrio económico reflectido como é lógico nas suas prestações culturais".
A ACBI e autarquia estudam também um novo protocolo de colaboração, com vista ao retomar determinadas actividades que a ACBI passou a realizar em outros concelhos.
Certo é que depois deste entendimento, a Covilhã terá quatro concertos do Concurso Internacional de Coros que se realiza no Fundão, em Outubro 2014 e que inicialmente não estavam previstos para a cidade.
Também o projecto Zéthoven voltará a retomar as actividades com crianças da cidade.
O 25ª aniversário do Coro Misto da Beira Interior, que será comemorado a partir de Setembro, terá também na Covilhã o concerto comemorativo assim como inúmeras actividades associadas à data.